Bomba! Orkut sai do ar e movimenta toda a nação (mas calma, já voltou)

Fiquem calmos: o Orkut saiu do ar no dia de ontem, mas já voltou na madrugada de hoje. O site passou por uma manutenção de emergência para resolver problemas de acesso aos perfis: tanto os usuários que já tinham conta no serviço, quanto os que tentavam criar uma nova, se depararam com perfis de outras pessoas.

O apagão da rede de relacionamentos foi bem divulgado pela mídia, ganhando até destaque de capa no G1 (das organizações Globo). A proporção que é dada a tudo que acontece com o Orkut só prova o quanto o site é um fenômeno no Brasil. É só ficar fora do ar por algumas horas (ok, muitas: das 18 às 2 da manhã do dia seguinte, aproximadamente) e já surgem boatos de que a manutenção vai durar uma semana, 180 dias (santa ingenuidade!) ou mesmo de que o site vai sair do ar de vez. Nunca ouviram falar na baleia do Twitter? Ou já se esqueceram do “Bad, bad server. No donut for you“? Não precisa entrar em pânico! :)

Como cometi orkutcídio há muitos anos, minha vida continuou a mesma. E você, como foi seu dia sem Orkut? Aproveitou para ler um livro?

ATUALIZAÇÃO: Parece que os problemas não acabaram. Uma fonte que não quer ser identificada (não sou eu) tentou acessar seu perfil nesta manhã e foi avisada de que a conta foi apagada por violação dos termos de serviço. Outros usuários ainda conseguem visualizar o perfil. Traumatizada, a fonte decidiu cometer orkutcídio de vez. Tenha “muita calma nessa hora”, porque nem tudo está perdido: segundo a Folha, o Orkut pode demorar mais 48 horas para voltar ao normal, então esse problema pode ser apenas temporário. E dá-lhe baleiada…

ATUALIZAÇÃO 2 (23/07/2008 @ 20:44): Também da Folha: Google atribui falha a “bug” e promete normalizar Orkut até quinta.

Apesar de o sistema voltar a funcionar parcialmente na madrugada de terça-feira, usuários ainda relatavam problemas durante o dia. De acordo com o Google, para preservar os dados dos usuários, os perfis afetados vão sofrer um retrocesso, perdendo informações atualizadas nos momentos próximos à falha. Os profiles vão ficar com os dados de antes da pane.

“Todos os perfis afetados pelo bug serão restabelecidos e voltarão ao normal em até 36 horas sem qualquer dano à segurança e integridade das informações”, afirma a empresa, em nota.

Definitivamente não foi uma falha qualquer. Agora é torcer para que seja resolvida logo e que não aconteça novamente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s