Turma da Mônica Jovem nº 1

Fui mais uma das crianças que cresceram com os personagens de Mauricio de Sousa. Meu passeio favorito era ir ao Parque da Mônica. Até aprendi a ler com o gibizinho do Anjinho!

Quando soube que a Turma da Mônica se tornaria adolescente e ganharia uma versão mangá, é claro que fiquei curiosa (aliás, a curiosidade não foi só minha: Turma da Mônica Jovem está sendo um sucesso de vendas). Assim que vi a revista nas bancas, não pensei duas vezes e garanti meu exemplar.

A revista é mesmo o casamento do universo de Maurício de Sousa com o mundo dos quadrinhos japoneses, a começar pelo enredo inspirado nas histórias fantásticas dos mangás. Ela é toda em preto e branco e tem apenas uma história (que continua nos próximos números). 

O primeio capítulo é uma descrição repetitiva e cansativa do que aconteceu com a Turma da infância até a adolescência. Não que seja entediante de todo, mas basicamente repete o que já tinha sido dito nos perfis sobre cada personagem. Como foi muito o que mudou, talvez seja um mal necessário. Os demais capítulos, uma introdução à saga das “4 Dimensões Mágicas”, são envolventes e engraçados, deixando um gostinho de “quero mais”.

Quadro com o Cebolinha, Magali e Mônica retirado da revista
Os desenhos têm um pouco do Mauricio e muito dos mangás

Uma curiosidade para quem ainda não leu: Turma da Mônica Jovem é “aconselhável para maiores de 10 anos”. Neste número, os personagens já passam por algumas situações que são típicas da adolescência e não da infância. Segundo o Mauricio, muitas mais virão:

(…) pretendemos abordar questões pertinentes à adolescência, como namoros, sexo e até drogas. Mas de uma maneira muito bem estudada.

A revista é, portanto, voltada para pré-adolescentes e adolescentes. Houve uma preocupação em manter a história atual, não faltando menções à celulares e blogs, parte integrante do dia-a-dia dos jovens de hoje. 

É preciso estar atento aos jovens à nossa volta. E observando nossa juventude e mesclando com elementos dos mangás, temos tudo para não apenas agradar os nossos leitores, mas também para conquistar novos. (Mauricio de Sousa)

A “velha” Turma da Mônica tinha um lado educativo, que também não ficou de fora nesta nova fase: a Mônica aparece lendo um livro logo nos primeiros quadros, e a relação de todos com os pais é muito boa. São poucos na mídia que conseguem fazer isso sem parecer chato e artificial.

Muitos que leram a Turma da Mônica na infância provavelmente não gostarão desta nova Turma. A gente sempre resiste às mudanças. Mas é bom ver quadrinhos divertidos, descontraídos e que, acima de tudo, não se levam a sério (como destaca o Conrado). É aí que está a genialidade de Mauricio de Sousa.

Uma boa notícia para quem gostou da Turma da Mônica Jovem: há planos de lançar uma versão em desenho animado (anime?) em breve, pelo Cartoon Network.

Ficha Técnica

Capa da primeira edição de Turma da Mônica Jovem

Título: Turma da Mônica Jovem nº 1
Editora: Mauricio de Sousa, Panini Comics e Planet Manga
Data de publicação: Agosto de 2008
Páginas: 128
Preço: R$ 5,90
ISBN: 9788573514919
Site: http://www.turmadamonicajovem.com.br/

19 comentários sobre “Turma da Mônica Jovem nº 1

  1. bom eu amo a turma da monica sou paixonada por eles des a minha infancia e essa nova turma ficou muito linda a monica esta muito fofa todos ficaram lindos
    essa ideia do mauricio foi otima de fazerem els jovens isso mostra que gibis ou manga naum e apenas para crianças mas sim tbm para nos adolescentes

    Curtir

  2. Eu achei o maxímo quando vi que tinha lançado os TMJ
    minha prima comprou o número 1 mas pra mim não ficar com inverja disse que queria apostar quem pegava toda a coleção primeiro,agora hu!
    eu ja tenho os números 5, 6, e 7.
    E ele hu! so tem o número 1!
    hihihihihi!!!!!

    Curtir

  3. eu adoro turma da Mônica desde pequeninha, assim q comecei a andar e a mexer nas coisas ja adorava ficar olhando os desenhinhos, pois meu pai tinha uma coleção de revistinhas, e assim foi tendo interesse pedia pra ele ler pra mim e com uns 5 anos eu já tinha o costume de ler, cresci com turma da Mônica e agora com 16 anos mesma idade q eles tem na turma da monica jovem eu garanto meu exemplar todo mês.

    Curtir

  4. a TMJ nao pode acabar se acabar,eria um desastre e Ariene o Mauricio vai tomar uma desisao e vai acho q vao sim ser namorados e e claro q a monica e o cebola vao namorar na edicao 50 eles se casam

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s