InterCon 2008 e a experiência das palestras simultâneas

No sábado, dia 25 de Outubro, foi realizado o iMasters InterCon 2008, um dos principais eventos de desenvolvimento web do país.

Como não consegui me inscrever a tempo, acompanhei tudo pela Internet. Os organizadores disponibilizaram um link de vídeo ao vivo no Ustream e uma sala de bate-papo, além do livestream com tudo o que foi falado sobre o evento no Twitter e em outros sites sociais.

Não acompanhei na íntegra, pois nem todas as palestras foram transmitidas e em vários momentos ocorreram problemas no áudio. Gostei do que assisti e recomendo o consumo imediato dos slides das palestras, além dos vídeos postados no Videolog (dica: adicione os dois links nos seus favoritos ou leitor de RSS para acompanhar a inclusão de novas apresentações e/ou vídeos). Em seu site especial sobre o InterCon, a DialHost também promete postar vídeos (mas, por enquanto, só está disponibilizando fotos).

Temas das apresentações a parte, a grande inovação do InterCon (e o que vai gerar mais repercussão, seja para o bem ou para o mal) foi o novo formato, inédito em todo o mundo: dois eventos, o tradicional e o FF (Fast Forward, “…uma série de palestras rápidas, provocantes e inteligentes, reunindo referências em inovação digital no Brasil, sem rodeios.“), ocorreram simultaneamente, no mesmo palco. O som era ouvido por meio de aparelhos – aqueles mesmos que costumam ser utilizados na tradução simultânea de palestras em língua estrangeira. Para acompanhar a palestra de sua escolha, bastava mudar a freqüência no rádio.

Palco do InterCon 2008, com duas palestras acontecendo simultaneamente (everton/flickr)
Palco do InterCon: palestras simultâneas (Foto: everton137 @ flickr)

Não posso falar da experiência de quem estava lá, mas para quem acompanhou pela Internet ficou o desapontamento de haver apenas um canal de vídeo. Seria interessante ver dois vídeos ao mesmo tempo para poder acompanhar as duas palestras, assim como quem estava no evento.

Estamos tão acostumados com a vida multitarefa que a idéia de palestras simultâneas, no mesmo espaço, tem tudo para dar certo. Fiquei, porém, preocupada com o lado do palestrante: em uma das palestras, as pessoas estavam tão concentradas no que estava acontecendo do outro lado que nem perceberam quando uma das apresentações acabou e, portanto, nem bateram palmas; e uma palestra também acaba atrapalhando a outra, afinal as risadas e palmas direcionadas a uma são ouvidas em todo o espaço.

Apesar do número expressivo de críticas negativas sobre a organização, o InterCon sempre é palco de inovação e traz palestras de conteúdo enriquecedor. Espero estar presente no ano que vem, desta vez fisicamente.

Faltou deixar aqui o link para o blog do Luli Radfahrer, um dos apresentadores do InterCon 2008 e quem teve a idéia desse formato simultâneo. Ele já postou dois artigos sobre o evento e a origem do conceito do FF, e promete postar mais. Vale a pena acompanhar.

3 comentários sobre “InterCon 2008 e a experiência das palestras simultâneas

  1. Já presenciei uma palestra simultânea, com três palestrantes. Muito interessante, mas levado pela curiosidade fiquei o tempo todo mudando de canal e terminei acompanhando todas ao mesmo tempo e, na prática, não acompanhando nenhuma rsrs. Mas tudo bem, valeu pela novidade!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s