Uma adolescente e as finanças da família no novo quadro do Fantástico

Imagem do quadro do Fantástico Manda quem pode, obedece quem tem juizo! No último domingo, o Fantástico começou a exibir o quadro “Manda quem pode, obedece quem tem juízo!“. O nome é longo e poderia ser mais adequado, mas o interessante é o conteúdo.

Durante um mês, uma garota de 15 anos vai tentar administrar a renda da família. Ela fica com todo o dinheiro e define para onde cada centavo deve ser destinado, inclusive quantas e quais contas pagar. E é claro que, para ficar mais emocionante, é pouca grana e muito mês. Parece familiar? ;)

Detalhe: dentre as filhas, é ela quem gasta mais. Nunca deixa de levar uma “lembrancinha” quando vai para o shopping ou à praia.

Ao sentir na pele a dificuldade de pagar todas as contas do mês, ela se desespera e chora. Muitos diriam que isso é crueldade com uma adolescente ou que esse quadro é brincadeira de mau gosto. Contudo, é melhor ela passar por isso agora, quando ainda tem o apoio e a segurança dos pais. Lidar corretamente com o dinheiro é algo que a gente tem que aprender desde cedo. Tentar corrigir hábitos de consumo mais tarde é sempre mais difícil (mesmo que a vida eventualmente acabe nos forçando a fazê-lo).

Veja aqui o vídeo do primeiro episódio.

Qual seria a melhor maneira de ensinar para crianças e adolescentes sobre o valor do dinheiro? Seria papel somente da família ou também da escola? Será que precisaríamos de uma matéria de “finanças domésticas” no currículo ou deveríamos ensinar na prática, como no quadro do Fantástico?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s