Como criar uma lista de arquivos de um diretório no Windows XP

Uma hora ou outra a gente acaba precisando criar uma lista dos arquivos de uma ou mais pastas do computador, CD, pendrive, etc. Listas são úteis para saber facilmente qual o conteúdo de CDs ou DVDs (colocar CD por CD no drive nunca mais!), para gerar um relatório ou trabalhar com arquivos digitais (atenção, bibliotecários!).

Porém, geralmente nunca lembramos como fazê-lo. Bem que o Windows poderia já ter essa funcionalidade como padrão em um menu… Se Bill Gates não facilitou a nossa vida, lá vamos nós procurar por soluções.

Encontrei dois métodos para criar as listas: utilizando linha de comando (MS-DOS) ou instalando um software, o Directory Lister. Os dois métodos foram testados apenas no Windows XP, mas é possível que funcionem em outras versões.

Criando uma lista utilizando o comando TREE (dica retirada do blog Informatiquez)
Abra o Prompt de Comando em Iniciar>Todos os Programas>Acessórios OU vá direto em Iniciar>Executar…, digite “cmd” (sem as aspas) e clique em “OK”. Para criar a lista dos diretórios, subdiretórios e arquivos em C:/, por exemplo, digite o seguinte comando:

tree c:\ /f /a > lista.txt

A extensão do arquivo pode ser também .doc ou .rtf. E para listar outra pasta, basta trocar o “c:\” pelo caminho de outro diretório.

Dependendo de quantos arquivos você tem no disco, pode demorar alguns minutos para a lista ser criada. Quando aparecer uma nova linha, é porque o arquivo lista.txt já foi gerado. Para abri-lo, basta ir para o caminho (ou pasta) presente nesta linha.

Caso os acentos não sejam exibidos corretamente, abra o arquivo no Microsoft Word e escolha a codificação “MS-DOS”.

Alterando a codificação do arquivo para MS-DOS, utilizando o Microsoft Word

Utilizando este método, a lista é gerada com o formato de árvore, como na imagem acima.

Criando uma lista utilizando o programa Directory Lister
Se o DOS não é a sua praia ou se necessita ter um maior controle sobre as listas geradas, o Directory Lister é para você.

O programa permite a criação da listagem em html com links para cada arquivo ou diretório, além de incluir o tamanho dos arquivos e permissões de leitura. Também há uma opção para listar somente as extensões que você definir.

Este é meu método favorito, já que é possível customizar a lista de várias maneiras. E as opções podem ser gravadas em templates, evitando que seja necessário configurar o programa a cada nova lista criada.

Após baixar o software, basta rodá-lo. No site há versões para instalá-lo no micro ou rodá-lo direto do pendrive. A interface é intuitiva, então é fácil criar listas simples. Para criar uma lista mais sofisticada, é fundamental ter conhecimentos básicos sobre arquivos e diretórios.

Screenshot do programa Directory Lister (freewarefiles.com)
Tela do Directory Lister, com a pré-visualização de uma lista em html (Foto: freewarefiles.com)

Conhecendo outros métodos, seja para o Windows ou não, não deixe de contá-los nos comentários! :)

24 comentários sobre “Como criar uma lista de arquivos de um diretório no Windows XP

  1. Gostei muito da Dica, estava procurando um programa que pudesse gerar uma lista dos meus arquivos no CD, grata.
    Aproveito para partilhar uma outra Dica que acredito vá interessar aos usuários do Vista; foi postada por Allan Valin R. da Fonseca em 13 de fevereiro de 2009, no “Artigos, Dicas e Tutoriais” do “baixaki”, ensinando a criar uma “nova opção para o menu de contexto”do Windows Vista.

    Segue link (http://baixaki.ig.com.br/info/1561-como-criar-listas-de-itens-de-um-diretorio-no-windows-vista.htm)

    Um abraço

    Sara

    Curtir

  2. depois de ler a dica da sarra Diniz (que é muito boa) aprimorei o codigo original coma a dica do comando tree e agora podemos executá-lo em pastas precinando o shift. A arquivo Reg criado:

    Windows Registry Editor Version 5.00

    [HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\Background\shell\copylist]
    @=”Copiar Lista de Arquivos”
    “Extended”=””

    [HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\Background\shell\copylist\command]
    @=”cmd /c \”dir /b /a:-d /o:n | clip\””

    [HKEY_CLASSES_ROOT\Folder\shell\copylist]
    @=”Copiar Lista de Arquivos”
    “Extended”=””

    [HKEY_CLASSES_ROOT\Folder\shell\listree]
    @=”Criar Árvore”
    “Extended”=””

    [HKEY_CLASSES_ROOT\Folder\shell\copylist\command]
    @=”cmd /c dir \”%1\” /b /a:-d /o:n | clip”

    [HKEY_CLASSES_ROOT\Folder\shell\listree\command]
    @=”cmd /c tree \”%1\” /f /a | clip”

    Curtir

  3. Bem… descobri um jeito muito mais fácil… e bota fácil nisso…

    Copie o end da pasta onde estão os arquivos e cole no mozila que ele gera a lista! depois é só copiar e colar no txt. pronto!

    =]

    Curtir

  4. cara muito boa a dica.. estava com um incidente critico em ums ervidor UNIX mas nao tinhamos acesso a aexecutar comandos no unix, só baixei todos os arquivos para o windows e consegui colocar os nomes dos arquivos em um arquivo texto.

    Curtir

  5. dir C:\Auditor /b /s > c:\lista.txt

    dir = Comando
    C:\Auditor = Diretório onde estão os arquivos
    /b /s = Parâmetros obs. para saber o que faz ou mais parâmetros, no cmd digitar “dir /?”
    > c:\lista.txt = Cria um txt, listando os diretórios e nomes dos arquivos.

    Espero ter ajudado…

    Curtir

  6. Se o caminho for muito longo ele não cria a lista. Agorinha eu coloquei a pasta que eu queria, que estava em uma subpasta de uma subpasta nos Documentos (Windows 7), e ele só dava “Muitos Parâmetros”.

    Bastou colar a pasta direto no diretório C: e colocar um nome curto nela, sem espaços, que ele criou o arquivo.

    Mas realmente o Bill Gates podia quebrar nosso galho. Do windows 3.1 pra cá… a gente usando DOS pra conseguir uma coisa tão besta. E o meu tempo de serviço… vai 30% pra resolver abacaxis do windows.

    Curtir

  7. eu copio o diretório da pasta que quero fazer a lista tipo “C:\Documentos\blablabla” e colo no Google Crhome, Então lá vai aparecer um lista com os arquivos dessa pasta, depois é só copiar e colar no word!!!

    Curtir

Deixe um comentário