A pesquisa do IBOPE com heavy users na Campus Party

Entre os dias 20 e 21 de Janeiro, o IBOPE fez uma pesquisa com 600 participantes da Campus Party. O objetivo foi 

traçar um perfil dos heavy-users de tecnologias digitais no Brasil e também (…) aumentar a compreensão sobre os hábitos e atitudes dos internautas em relação às tecnologias colaborativas.

Os “heavy users” da Internet são aqueles que utilizam a rede com muito mais frequência do que a maioria dos outros usuários. Nem todos os heavy users são “early adopters“, ou seja, as pessoas que sabem sempre das últimas novidades da Web e que são os primeiros a utilizar e/ou se inscrever em um site recém-lançado. A notícia no site do IBOPE fala apenas em heavy users; já a notícia do Estadão usa os dois termos para definir os entrevistados.

Alguns resultados desta pesquisa:

70% nunca utilizaram o Twitter.
Este foi o resultado que mais me surpreendeu, já que o site de microblogging é a atual “menina dos olhos” dos early adopters brasileiros e São Paulo é a 4ª cidade com mais usuários no serviço em todo o mundo. Sem contar também que grande parte do conteúdo online sobre a Campus Party foi compartilhado lá. Realmente o Twitter ainda é um site desconhecido por muitos. 

Ainda sobre o Twitter, apenas 11% acompanham as atualizações várias vezes por dia.
Portanto, a maioria dos entrevistados deve fazê-lo pela interface web e não com o auxílio de extensões como o TwitterFox ou programas como o TweetDeck. Pensando mais uma vez no público early adopter, que está sempre testando novos programas, é pouco.

A maioria dos números sobre blogs foram os esperados,
mas a estatística de que 4% nunca leram blogs é significativa mesmo se pensarmos no público de heavy users (já que este tipo de site existe há pelo menos uma década).

Os fóruns de discussão continuam em alta.
Cerca de 21% dos entrevistados postam todos os dias e 57% visitam estes fóruns pelo menos uma vez por semana. Será que as comunidades do Orkut estão incluídas nestas estatísticas?

RSS ainda é muito pouco utilizado.
45% usam a tecnologia para ler notícias, sendo que apenas 28% o fazem diariamente. Apesar de toda a divulgação sobre as vantagens dos feeds para acompanhar as atualizações de um site, parece que a maioria ainda não optou por utilizá-los. Ou será que já o fazem de outras formas (pelo iGoogle, por exemplo) e não sabem? Se esses 45% forem early adopters, é surpreendente que esse número seja tão baixo.

Computador não é tudo na vida de um heavy user.
52% preferem gastar o dinheiro em viagens, porcentagem maior do que com computadores, celulares ou smartphones. 

Mesmo que não seja o objetivo da pesquisa, é difícil não tentar adivinhar qual é o perfil de quem frequenta a Campus Party.
Com os resultados apresentados, fiquei com a impressão de que o evento não está atraindo apenas os aficionados por tecnologia, mas também um público menos especializado. Isso já acontece no Anime Friends, evento de anime que hoje recebe, além dos otakus, o público jovem que conhece pouco a animação japonesa e vai mais pela “festa”. 

Os brasileiros continuam amando suas redes sociais, jogos online (69% joga ou já jogou) e YouTube (94% assiste vídeos do serviço pelo menos uma vez por mês). Porém, se considerarmos os resultados da pesquisa como sendo de um público early adopter (como fez a matéria do Estadão), muitos estão bem abaixo do esperado. Fiz a distinção entre early adopter e heavy user no começo da postagem para ajudar a sanar a seguinte dúvida: estas estatísticas seriam de um público que utiliza muito a Internet (mesmo que seja apenas Orkut ou MSN) ou de um público que está sempre à frente das novas tecnologias? Talvez o público da CParty seja variado demais para responder esta pergunta.

De qualquer forma, é uma oportunidade para pensarmos sobre o uso que fazemos da Internet e sobre o potencial que ainda é desconhecido da maioria das pessoas. Como fazer para mudar esse quadro e educar as pessoas da infinidade de usos da Internet que elas ainda desconhecem?

2 comentários sobre “A pesquisa do IBOPE com heavy users na Campus Party

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s