WordPress ou Tumblr ou Posterous ou Twitter ou…?

Hoje em dia são muitas as opções de ferramentas para colocar seus pensamentos na web. E estou falando apenas daquelas que têm como foco a escrita; se incluirmos fotos, vídeos e áudio, a lista é muito maior. Será que temos mesmo que ter conta em todas?

No início da década, quando explodiu a febre dos blogs, era fácil: não existia ferramenta mais simples e que exigisse tão pouco conhecimento técnico. Antes deles, era necessário saber pelo menos HTML para poder construir um site pessoal. O blog facilitou a publicação de textos na Internet de tal maneira que ganhou a aceitação dos jovens e se transformou na plataforma dos diários virtuais.

Os weblogs também foram ganhando outros usos: repositório de fotos (antes da existência dos fotologs), compartilhamento de links, plataforma mais imediata de divulgação de notícias, etc. E, com os comentários, aumentaram a interatividade na web.

Depois que o Twitter, o Tumblr, o Posterous e outros serviços surgiram, todos os usos que ficavam restritos aos blogs se espalharam. O compartilhamento de links ficou muito mais fácil e imediato no Twitter, por exemplo, e a publicação de conteúdo de outras páginas da Internet ficou mais rápida com o Posterous.

Muitos anunciaram a morte dos blogs, junto com a ascensão do Twitter. A verdade é que as ferramentas na web vêm e vão, têm um período de grande popularidade, entram em declínio e desaparecem (ou viram nicho). Alguém aí se lembra da era de ouro do Geocities? E do Odigo? As pessoas sempre vão onde seus contatos/amigos/parentes estão. É também por isso que o Orkut fez tanto sucesso no Brasil e porque a popularidade do Facebook vem crescendo no país. A maioria das redes e demais plataformas sociais só faz sentido se seus amigos também estão lá. Já tentou ter uma conta no Twitter sem adicionar ou se comunicar com ninguém? Emocionante, não?

Respondendo à pergunta do título do post: WordPress, Tumblr, Posterous, Twitter… qual é melhor? Só você pode saber! Precisa ter todos? É lógico que não. É bom conhecer cada um desses serviços para saber qual é o mais adaptado para o seu objetivo. Mas, no final das contas, pode ter certeza que sua rede de relacionamentos vai ter um peso grande nessa escolha.

4 comentários sobre “WordPress ou Tumblr ou Posterous ou Twitter ou…?

  1. @Rivers
    Minha intenção não foi dar uma resposta pronta, pq acredito que ela não existe. Como disse no último parágrafo, só testando e levando em conta a plataforma mais usada pela sua rede de contatos (ou usuários, clientes…)

    Obrigada pela visita :)

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s