Comecei a fazer o curso de Interação Humano-Computador da Universidade de Stanford no Coursera…

… e, como ainda está na primeira semana, achei que valia a pena divulgá-lo aqui. Sei que tem gente que lê este blog e também se interessa por design de interação, usabilidade e afins ;)

Assisti aos primeiros vídeos e, até o momento, parece ser de qualidade. Como estes cursos online de universidades estrangeiras costumam demandar muito tempo (geralmente são necessárias umas 10-12 horas de estudo semanais para conseguir acompanhar), achei uma ótima ideia poder optar por fazer apenas as provas ou também desenvolver um projeto que será avaliado pelos colegas. Vou tentar fazer tudo, porque este é o tipo de disciplina que se aprende na prática.

Alguém ficou interessado em se inscrever também? O endereço é http://hci-class.org.

7 comentários sobre “Comecei a fazer o curso de Interação Humano-Computador da Universidade de Stanford no Coursera…

  1. Oi Luana, tudo bem?

    Como está indo o curso? Gostei muito da dica e vou dar uma olhada!
    Infelizmente fui “abduzido” por um MMO da moda, mas consegui me libertar, eu acho hahahah

    Mudando de assunto, estou gostando muito do Kindle!
    Já experimentou ler mangás nele?

    Curtir

    1. @raelpx
      Estou gostando muito do curso. O professor tem uma boa didática e o conteúdo leva em conta o essencial. Com as atividades, vc acaba aprendendo um pouco na prática tb. E já tenho uma pilha de livros indicados pelo professor para ler depois que acabar.

      O curso é oferecido duas vezes por ano, então quando o vício do MMO passar, vc pode fazê-lo :D Aliás, qual MMO?

      Como vc sumiu, pensei que a lua de mel com o Kindle ainda não tivesse acabado! =P Leio mangás no tablet mesmo… Os aplicativos são bem práticos de usar e avisam quando há uma edição nova, por exemplo. Sem contar que não precisa ligar no cabo USB pra transferir… é direto nele. Vale a pena ler mangás no Kindle?

      Curtir

      1. O jogo se chama League of Legends e apesar do “enredo remendado” (a história foi inventada depois do jogo e continua sofrendo modificações), o fato do modelo não ser uma invenção original (é uma “cópia melhorada” de versões “custom” de Starcraft/Warcraft) e não haver assinatura ou nenhum modo de um jogador obter vantagem sobre outro usando dinheiro real, é um dos jogos mais rentáveis do momento (e o mais jogado em horas*players) com direito a campeonato mundial no final do ano passado, onde uma equipe asiática (óbvio…) levou 2 milhões de dólares pra casa e um trófeu de fazer inveja a qualquer medalhista olímpico. Ou seja, outro caso onde a experiência de usuário foi determinante no sucesso do produto (porque experiência de usuário era a única coisa que eles tinham!).

        Não tenho parâmetros para comparar a leitura de mangás. Para mim não foi tão simples. Usei o Calibre para converter o .cbr em .mobi e enviei pelo USB por causa do tamanho (~30mb). A visualização é ótima, mas por algum motivo estranho não consigo usar o zoom. Isso é recente, terminei de ler este mangá hoje. O que testei antes (e funciona muito bem) é enviar notícias/postagens direto do Chrome ou PDFs pelo programa “Send to Kindle” (que converte o arquivo para .mobi, se você desejar [e funciona bem com formatos do tipo artigo científico]). Algo que quero experimentar agora é criar meus próprios livros para Kindle, com capa, indíce, etc. Por exemplo, livros do Domínio Público (aquele site que parece ter sido feito para esconder as coisas, ao invés de exibí-las) convertidos para .mobi com todas as frescurinhas permitidas. Não seria mais atrativo ter esse material assim?

        Curtir

      2. Estou tão por fora do mundo dos MMO (falta de tempo, sabe? Não posso cair numa armadilha dessas :p) que não tinha ouvido falar nesse jogo. Interessante a história dele.

        Acho que arquivo mobi não tem suporte a zoom no Kindle… só PDF. Talvez por isso não funcione. Essa função de enviar páginas do Chrome é excelente, não é?

        Não conheço nada sobre formatação de ebooks, mas com certeza a tipografia e etc. etc. ajuda, mesmo neles (e de uma maneira diferente do papel). Se descobrir algo, depois me conta :)

        Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s